Quando trabalhamos com alunos em um curso, é importante que a comunicação no mesmo seja fluida. Quanto mais componente online o curso tiver, mais importante será essa fluidez na comunicação. Assim, evitamos surpresas, mal-entendidos, e ao mesmo tempo ajudamos para que os usuários do nosso curso não se sintam sozinhos nele, mas sim rodeados de uma comunidade virtual que os ajuda, apoia e entende.
Deixamos uma lista de conselhos úteis para dinamizar um curso:
- Fóruns: Especifique o tempo que o aluno deve esperar para receber uma resposta: um exemplo bastante comum é 48 horas durante a semana, um pouco mais nas férias ou fim de semana. Você evitará nervosismo e mal-entendidos
- Chats / Webconferência: onde todos podem escrever ou falar, melhor em grupos pequenos
- Webconferência: Se houver uma parte em que se apresenta e depois entramos para debater, desative os microfones e o chat de todos os participantes durante essa primeira parte
- Todos: Nos debates, você precisa de um moderador.
- Fóruns: Deixe claras as regras do fórum desde o primeiro dia, e aja de acordo com elas
- Fóruns: Se você tem um fórum destinado a dúvidas e alguém pergunta uma dúvida por e-mail, responda no fórum, e convide o aluno que enviou a dúvida a seguir seu exemplo
- Todos: Se a turma for grande, pode ser interessante dividir os alunos em grupos, e depois colocar em comum a posição de cada grupo. Nomeie, portanto, um representante do grupo que fale em nome dele.
Comentários
0 comentários
iniciar sessão para comentar.